quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Velocidade

A velocidade é uma constante que transforma a sociedade de maneira absurda, refletindo em tudo: ambições, desempenho, saúde mental e relacionamentos.

Ela traz evolução, resultados rápidos, objetividade.

Ela traz ansiedade, pressão, superficialidade.

Antigamente, o telegrama demorava meses para chegar a um destino. Evoluiu-se para as cartas, que demoravam algumas semanas (até mais, dependendo da distância). O telefone quando surgiu, era algo disputado, pois a telefonista precisava agendar sua ligação. Paciência nem era virtude, era normal.

As ligações telefônicas evoluíram e também surgiram as mensagens eletrônicas, como e-mail e mensagens privadas, que demoram segundos. Quanto mais rápido chega ao destino, mais rápido você quer a resposta. 

Até o áudio do WhatsApp já é perda de tempo. Acelera ele o dobro da velocidade normal. "Não, não quero saber o tom de voz, se a pessoa está respirando e ponderando ao falar. Eu quero ouvir tudo o mais rápido possível. Não precisa interpretar, só receber a mensagem".

O marketing digital e as mídias sociais entregam resultados praticamente instantâneos, muito mais do que o ibope um dia foi capaz de mensurar o alcance de um programa de TV.

Velocidade em agir, em reagir. Ao escrever, ao se arrepender. Quantos já viram? Apaga. 

O que se fala hoje, o que se publica hoje, já é novidade agora, já é velho daqui a dois dias.  

Comidas rápidas, lanches, fast-food. Se a pizza demora 40 minutos é muita coisa.

Perdão por não ter feito um texto que pudesse ser lido mais rápido, mas gratidão por ter lido até aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário