quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O Jogo da Forca

 Você se lembra do Jogo da Forca? 

Alguns tracinhos que indicam quantas letras tem a palavra e do lado esquerdo um "poste", com uma linha, em que se pendura um corpo, construído pouco a pouco, cada vez que você errar. 

Olha o que acontece quando você erra o suficiente para criar o boneco:


Você é enforcado.

A nossa inocência jamais viu nada de mais nisso. Crianças brincam disso, até hoje, aprendendo com pessoas que já brincaram disso e jamais viram nada de errado.

Um jovem se enforcou recentemente na minha cidade. Ele se foi. Eu refleti bastante sobre, porque me deparei com esse jogo poucos dias depois e me senti terrivelmente mal ao associar tão claramente aquela consequência.

Veja a mensagem: quanto mais você erra, mais perto fica de ser enforcado. Pesado demais.

Acabamos então com esse jogo? Por que não transformá-lo? Colocar outra consequência, talvez. 

Isso evitará que as pessoas se enforquem? Acho que não. Mas cada passo que a gente dá, cada letra que a gente acerta, mais perto a gente fica de uma sociedade mais consciente e que pelo menos tenta ser melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário